Fisioterapia Postural e Osteopatia

um método diferente para o tratamento da coluna e articulações

Fisioterapia Postural

Fisioterapia Postural é um Método que busca compreender o corpo de forma global, portanto, que merece ser tratado de uma forma diferente. O processo visa entender as causas dos problemas posturais para realinhar as estruturas músculo-articulares, promovendo a readequação postural. Para isso, a Fisioterapia Postural se utiliza de diferentes técnicas, a fim de minimizar as dores e limitação de movimentos, otimizando os resultados e o tempo de tratamento.

Ides Nesello

Com mais de 20 anos de experiência como fisioterapeuta, dedicados ao estudo e tratamento dos problemas posturais, venho aperfeiçoando técnicas e protocolos de tratamento, que resultaram no desenvolvimento do Método de Fisioterapia Postural.

Formação

  • Graduado em Fisioterapia, Universidade de Cuiabá – UNIC, 1997.
  • Especialista em Acupuntura, Instituto Brasileiro de Acupuntura e Homeopatia – IBRAHO, 1998.
  • Extensão Universitária em Reeducação Postural Global – RPG, CBF – Centro Científico e Cultural Brasileiro de Fisioterapia – CBF/Universidade de Santo Amaro – UNISA, 1999.
  • Especialista em Osteopatia Clínica, Académie de Thérapie Manuelle et Sportive – ATMS/Universidade Camilo Castelo Branco – UNICASTELO, 2011.
  • Mestre em Ciências da Saúde Humana – PROMSAU/Universidade do Contestado – UnC, 2005.
Fisioterapia Postural

Fisioterapia Postural

A Fisioterapia Postural consiste em ver o corpo de forma global, e portanto, que merece ser tratado de uma forma diferente. O processo visa entender as causas dos problemas posturais para realinhar estruturas músculo-articulares, promovendo a readequação postural. Dessa forma, minimizamos dores e limitações de movimentos, otimizando os resultados e o tempo de tratamento.

A Fisioterapia Postural segue quatro fases para sua aplicação:

1) Avaliação

A avaliação deve identificar a causa do problema. Isso parece muito simples e lógico, mas a maioria dos tratamentos se baseia apenas nos sintomas, ou seja, nas consequências do problema, e o resultado acaba sendo demorado, caro e pouco eficiente. Quando a causa do problema é identificada, o tratamento se torna mais eficiente, solucionando rapidamente, as dores e limitações de movimento.

2) Preparação

A preparação da região a ser tratada é de suma importância, pois das dores (agudas ou crônicas), o paciente pode apresentar contraturas de proteção que limitam os movimentos e dificultam ainda mais o tratamento. Portanto,  devem ser realizados procedimentos para relaxar a musculatura e ativar a circulação, antes de iniciar o tratamento, facilitando o processo e minimizando as dores.

3) Procedimentos

Após definir os procedimentos indicados para cada problema, inicia-se a fase de aplicação das técnicas, respeitando a individualidade de cada paciente, gerando o mínimo possível de dor, com um resultado mais rápido e eficiente.

4) Orientação

A orientação postural é fundamental para a efetividade dos resultados, nessa fase o paciente é orientado a adotar novos hábitos de vida, incorporando a prática de alongamentos diários, tornando-se o protagonista da sua recuperação.

Agende agora mesmo a sua avaliação

Técnicas Utilizadas

Conheça nosso espaço

Contato

Estamos esperando o seu contato. Faça seu agendamento no WhatsApp.

Instagram